BEDA #17 - O Valor dos Livros (#3): Mesmo autor X Livros Diferentes

*Quando você compra um livro, leva em consideração apenas o conteúdo ou também o objeto que está adquirindo?


*Edições diferenciadas, com capa dura, ilustrações, e até brindes, chamam mais sua atenção na hora da compra?

*Se todos os e-books fossem distribuídos legalmente e de graça, você ainda compraria livros físicos ou migraria de vez para o e-reader?

*Você costuma comprar livros sem ler a sinopse, apenas por serem de um autor que você já conhece?

*E quando você compra um livro? na pré-venda ou apenas quando ele entra em promoção?



Terceiro post sobre as perguntinhas aí em cima (que a essa altura você já deve estar cansando de ver). 


Fala a verdade: quem é que nunca quis ler/comprar um livro novo de um autor que você adora sem nem saber do que o livro falava?  Só de ver o nome do seu autor querido, muitas vezes em letras garrafais, na capa de um livro não te dá a sensação de que aquele livro é incrível? Que você já tem um pressentimento de que ele vai ser muito bom? 

É claro que em alguns casos o gênero do livro não muda muito, então não há grandes surpresas após a compra por impulso, como no caso dos livros de Nicholas Sparks, por exemplo. Pode mudar a faixa etária, a cidade onde a história se passa, e até a época dos fatos, mas temos certeza que o livro será mais um romance e que muito provavelmente nos fará verter muitas lágrimas. 

Diferentemente do que aconteceu com J.K.Rowling. Após o estrondoso sucesso de Harry Potter, Morte Súbita foi lançado e muitos fãs da saga do bruxinho compraram o livro por impulso, apenas por ser da mesma autora. Acabaram se decepcionando, pois o livro tem um estilo bem diferente, e choveram críticas à autora e à obra. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais O Chamado do Cuco foi lançado sob um pseudônimo. É claro que as pessoas sabem (ou pelo menos deveriam saber) que a autora é a J.K., mas como na capa há outro nome elas já não esperam que o livro seja uma espécie de continuação de Harry Potter e por isso não são tão duros nas críticas. Não que não critiquem a obra, mas já não o fazem por terem tido uma decepção pessoal.




Mas em todos os casos, o quanto é "culpa" do leitor acreditar que a nova obra segue a mesma linha das anteriores do autor, e o quanto é culpa da editora que faz o possível para que o novo livro seja divulgado de tal forma? Quem é que nunca viu uma divulgação no estilo "Do mesmo autor de..." ou então "O novo bestseller de..." ? E é claro que isso acaba alvoroçando os ânimos dos leitores. Assim como há aqueles que nunca compram um livro sem conhecer a sinopse e ver boas críticas a respeito, independente de quem seja o autor, também há muitos leitores que se deixam levar pela empolgação de um lançamento e pelo apelo da mídia e compram um livro sem nem saber do que ele fala, apenas por ser de um autor badalado. É claro também que nem sempre há decepções. Se o livro seguir o mesmo estilo de escrita, for direcionado para a mesma faixa etária e tiver elementos semelhantes com os anteriores, a chance de agradar é bem grande. Mas infelizmente em muito casos o marketing feito para alavancar as vendas de um título não levam isso em consideração e se utilizam de todos os artifícios disponíveis, apenas para vender mais. Cabe ao leitor tentar identificar o que realmente é verdade, e o que deve ser  considerado  na hora de decidir se um livro vale a pena ser comprado e lido ou se ele é apenas mais uma jogada da editora para vender mais.


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