BEDA #6 - Livros de colorir antiestresse.. funcionam mesmo??

Como (quase) tudo na vida tem um porquê, começarei explicando o motivo pelo qual decidi falar sobre esse tipo de livro aqui. Recentemente, ao acessar um blog procurando informações sobre um livro de leitura qualquer, me deparei com um post onde a blogueira fazia muitas críticas negativas ao livro, revelando abertamente que não havia gostado dele e que sua função antiestresse não funcionava. Considerando que o LLA surgiu pouco depois da febre dos livros de colorir para adultos, e uma das motivações foi a escolha de materiais para colorir, considero justo falar aqui o que penso sobre isso.

Fonte: Gazeta do Povo

Adquiri meu primeiro livro de colorir adulto - o Floresta Encantada- para relembrar e reviver um hábito de infância. Como sempre havia gostado muito de livrinhos de colorir, essa foi a oportunidade perfeita para voltar a fazer algo que eu gostava tanto quando era criança. Não foi pensando em desestressar que aderi à essa prática, mas de certa forma, isso acabou acontecendo.
Digo 'de certa forma' porque depende muito do que você tem em mente ao iniciar a pintura. Começar a colorir querendo que seu desenho fique perfeito como aquele que você viu no instagram, dificilmente vai te ajudar a desestressar. Querer terminar logo porque você precisa sair/dormir/almoçar/trabalhar também não é legal. E nem começar com hora marcada para terminar (e ficar olhando no relógio/celular o tempo todo). Talvez por último, mas nem por isso menos importante, colorir com materiais que você não gosta também não vai ajudar.
Então quer dizer que preciso de materiais profissionais e super caros para poder desestressar?
Claro que não. Precisa de materiais que você goste e que atendam as suas necessidades, independentemente de quanto custem. Há várias marcas escolares de lápis de cor  nas papelarias que são ótimas para usar nos livros, mas eu sugiro que você teste eles antes de comprar, para saber se serão bons para você. Por exemplo: muita gente adora os lápis de cor da marca Norma, falam de sua maciez, suas cores, da mina ser mais grossa, etc. Eu tenho esses lápis e gosto deles, mas para mim não são os melhores pois adoro cores escuras como verde musgo e azul marinho e não tem essas cores nas caixas dessa marca, ela possui cores mais alegres, mais claras, e não muito escuras como essas que falei. Os lápis em si são ótimos, mas não atendem às minhas necessidades.
De forma semelhante, colorir com pressa ou colocar grandes expectativas no resultado final não vai ajudar a desestressar, provavelmente vai te deixar ainda mais estressado se não conseguir terminar a tempo ou se o resultado não for o que você imaginou. 
O segredo para que o 'fator antiestresse' funcione é focar apenas na atividade em si. Não se preocupar com o tempo, o resultado, ou qualquer outra coisa, mas apenas em colorir. Escolher as cores, decidir por qual parte começar, a satisfação de ver cada etapa concluída e o desenho tomando forma cor é que nos ajudarão a diminuir o ritmo e nos acalmar. Não adianta nada passar horas colorindo, mas com a mente trabalhando à mil por hora, planejando tudo que você vai fazer durante a semana, a lista de compras do supermercado, qual a agenda a ser cumprida no trabalho, quando vai abastecer o carro e se é necessário ir até o banco, se terá prova na faculdade ou precisa passar na farmácia. É necessário focar apenas na atividade que está sendo realizada, no movimento do lápis e na transferência de cor para o papel. 
E como já era de se esperar, é claro que isso não vai servir para todo mundo. Quem não gostava de colorir quando era criança ou estava no colégio, dificilmente vai gostar de fazer isso agora. Não é que esses livros não são indicados para essas pessoas, mas provavelmente elas não terão a mesma satisfação em fazer isso que as pessoas que sempre gostaram de lápis de cor, por exemplo, e nesse caso é melhor procurar outra atividade antiestresse. Pode ser praticar algum esporte, tocar um instrumento musical, fazer alguma outra forma de artesanato ou até algum tipo de trabalho social. O importante é que essa atividade lhe proporcione um momento só seu, onde você consiga se desligar de sua vida e seus problemas do dia a dia. Se tocar um instrumento faz você se desligar do mundo, e você não fica estressado por não conseguir tocar uma música tão bem quanto gostaria, ótimo! Isso é uma atividade antiestresse para você. Se o que te faz esquecer de sua agenda, seus horários e seus deveres da escola ou trabalho é algum esporte, que bom pra você. Desde que o pratique em horários apropriados para não causar nenhum tipo de prejuízo aos estudos ou trabalho, é perfeito. Mas se você ficar irritado por perder a partida, não conseguir baixar o tempo ou realizar algum movimento, isso irá te estressar e não vai ser bom. 
Enfim, cabe a cada um decidir se os livros de colorir são antiestresse ou não, e não sair por aí dizendo que eles fazem maravilhas ou que são pura perda de tempo. Cada pessoa é única e se satisfaz de maneiras diferentes. O que eu posso achar muito chato, pode ser empolgante para você. O que é estressante para mim, pode ser relaxante para você. Afinal de contas, que seria do azul se todos gostassem do amarelo?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo