Terminei de Ler: O Senhor dos Dinossauros

Terminei de Ler: O Senhor dos Dinossauros 
Autor: Victor Milán
Páginas480
Capa Dura 
Dimensões do produto: 23,4 x 15,4 x 3,4 cm
Editora: Darkside

Os Senhores dos Dinossauros Por Victor Milán “É como um encontro de Jurassic Park com Game of Thrones.”

 George R.R. Martin Um cavaleiro medieval pronto para a batalha, montado sobre seu fiel T-Rex. A belíssima ilustração da capa de Os Senhores dos Dinossauros já é suficiente para fazer disparar os batimentos cardíacos dos fãs de literatura fantástica. O autor, Victor Milán, consegue fazer o que parecia impossível: materializar um sonho que milhares de leitores compartilham secretamente desde a infância. Ou você aí nunca se imaginou cavalgando um dinossauro? Se alguém poderia contar essa história, esse alguém é o mestre Victor Milán. Talento e experiência ele tem de sobra. Com mais de 100 romances publicados em quatro décadas, Milán recebeu o conceituado troféu de ficção científica Prometheus Award em 1986, concorrendo com o livro póstumo de Philip K. Dick,Radio Free Albermuth...

O começo é meio confuso (não ruim), o prólogo é bem louco e com um personagem quem não sabemos o nome, um garoto, algo misterioso acontece  com ele.
Depois somos jogados numa guerra, ela começou por que o atual imperador, Felipe, nomeou um parente como 'eleitor', isso causou a revolta, da Comitiva dos Príncipes.
Esta guerra se desenrola entre o Imperador Felipe – com alguns mercenários Senhores dos Dinossauros, um deles sendo Rob um deles - contra a Comitiva dos Principes – com Os Companheiros de Nossa Dama do Espelho - compostos por Senhores dos Dinossauros e Cavaleiros dos Dinossauros -, ou só Companheiros liderados por Conde Jaume montado em Camellia e a Legião do Rio Branco - compostos pelos mesmos grupos dos Cavaleiros também - liderados por Karyl montado em Shiraa.
Mas algo inesperado acontece nesta batalha. Para descobrirem teriam que ler.


Com essa situação inesperada, a guerra acabou, e com isso a história muda um pouco, somos apresentados a corte de Felipe, o Imperador de Nuevaropa, lá temos muitas intrigas, como toda a corte e conhecemos a jovem Melodía, filha de Felipe, nessas partes é dela o pov (posteriormente, Jaume, aparece, e ele também ganha pov).
Essas partes só melhoram um pouco quando uma 'treta' misteriosa acontece, e Jaume é obrigado a seguir marcha para uma guerra contra um conde do Império de Felipe.

Se por um lado as intrigas na corte do Imperador Felipe são chatinhas, a história é muito boa no núcleo de Rob, na cidade Pot au Feu, ele se esbarra com Karyl, e juntos são contratados por Afrodite, uma misteriosa feiticeira. 
As sequências do núcleo de Rob e Karyl juntos foram maravilhosas demais e me proporcionaram um prazer enorme ao ler elas.
Não teve como eu não gostar dessas partes, não só porque os dois são ótimos personagens, mas principalmente porque é aqui que sabemos a verdade por trás de Karyl, que era quase uma lenda em pessoa em Nuevaropa. 
Eles estão indo ao Jardim da Beleza e da Verdade em Francia, pois foram contratados pela Ordem deles para ajudar a proteger eles e treinar um 'exército', chegando lá, é isso que fazem, mas esse exército é composto só por aldeões que nunca lutaram, e eles ainda encontram oposição em alguns membros da Ordem que não querem guerras. Será o que os dois amigos irão fazer?


Os personagens, com pov, são:
Rob Korrigan, um mercenário (que apesar de o ser, não é maldoso), que ataca de musicista fazendo baladas (alias se tem uma coisa que ela ama é baladas e as ‘lendas’ das pessoas que as mesmas contam), ele é um senhor de dinossauros – que é quem cuida dos dinossauros, tipo um cocheiro -, ele é sarcástico, divertido, é de longe o melhor personagem do livro, adorei demais ele.
Sua montaria é uma linda e fofa dinossaura chama Nell (ou Pequena Nell, como Rob a chama).
"Dois dias após a batalha, o gosto ruim ainda persistia na boca de Rob Korrigan. Seus sonhos não haviam sido agradáveis. O cavaleiro Coração Partido, ele soubera, morrera de forma tão ruim quanto Rob temia, esmagado aos poucos enquanto sua carapaça de aço era lentamente castigada. 
A MENTE de Rob sabia que aquele homem merecia aquilo e, provavelmente, pior. Ele levara seus homens a pilhar, incendias casas, torturar, mutilar, estuprar, escravizar, a matar; todos os prazeres doentios que os governantes deste mundo adoram causar quando sentem que têm licença para tanto. Mas o âmago de Rob não conseguia engolir. "

Karyl é o segundo melhor personagem do livro. Ele é um lorde que deve seu trono roupado, mas que não liga para isso, ele se torna um Cavaleiro de Dinossauro (não confundam com os Senhores, que são quem cuida dos bichos).
Ele é famoso, e um dos melhores Cavaleiros dos Dinossauros, mas isso muda quando algo ruim acontece na batalha no começo do livro, ele perde sua montaria, a alossaura Shirra, mas algo me diz que esses dois ainda vão se reencontrar.
"Estou despido e com frio - ele ralhou - minha boca está tão seca quanto o resto de mim está ensopado. Eu beberia e, sem dúvida, comeria, se meu estômago não estivesse em total revolta. Minha cabeça parece que vai partir ao meio. Há alguém me caçando e não sei quem é. Divido que tenha tempo para contar muita coisa a você.
você não tem tempo algum, lorde Karyl - ela respondeu - Mas cada conversa com os condenados, por mais breve que seja, expande meu conhecimento.
Nascemos em dor e trepidação. Parece que morremos da mesma forma, contudo, por algum motivo insondável que ainda careço descobrir. Gostamos de imaginar que podemos viver em algum tipo diferente de estado. Seja qual for essa ilusão, não sei mais do que você sobre ela.
Você é eloquente para um homem em sua condição. As histórias que narram sobre você fazem sentido.
... Digam o que dizerem, são tudo mentiras agora..."

Ele e Rob formam uma bela dubla, AMEI as partes deles, e para falar a verdade fui até otário shippando os dois, mesmo não tento nada sexual na relação deles. 
"Você recebeu o pagamento prometido por me entregar? - Karyl perguntou...
Sim - ele disse enfim, não disposto a arriscar uma mentira para aqueles olhos de raptor - Na noite passada, Bogardus me chamou em privacidade e entregou o dinheiro que Afrodite deixara.
Então você vai ficar?
...
A face de Rob estava quente. Ele não sabia o que Karyl queria dizer com aquela pergunta, mas a temia por instinto.
Acho que sim - respondeu Rob... NA VERDADE, PARA ONDE IRIA/ NÃO É COMO SE TODO MUNDO ESTIVESSE IMPLORANDO PELOS SERVIÇOS DE UM SENHOR DOS DINOSSAUROS DESPEDIDO POR APARECER MAIS QUE SEUS MESTRES DE SANGUE AZUL.
Está falando sério? - Karyl perguntou.
Você quer que eu fique? E como você sabe sobre o dinheiro?
Karyl riu suavemente. De certo modo, surpreendeu Rob, como se um tirano (T-Rex) macho adulto tivesse rido.
Era a única maneira que poderia ser. Todos os homens têm de comer. Todas as mulheres também. Você fez um serviço na expectativa de ser pago.
Bem... sim. Eu fiz.
Sou um mercenário. Não parilho o desdém pelo COMÉRCIO que minha classe estimula tantao. Fui criado para desprezá-lo, mas bani essa besteira de dentro de mim assim que caí na estrada dos exilados. Alta Ovdan não é como Nuevaropa. É mais seca, a vida é mais dura. E sempre tive de me certificar que era mais valioso vivo do que comprado pelos assassinos da baronesa Stechkina. Então, vendi meus servirços como guarda de caravana e abri meu caminho para o leste. 
...
Ou melhor, vendi os serviços de Shiraa. - Karyl completou. - Eu era um tipo de pertence, como um alforje, ainda que útil, que a impedia de devorar as pessoas erradas. Eu era um garoto, magro como um galho de salgueiro e porco habilidoso com as armas.
Rob icou extasiado. Karyl nunca tinha falado tanto sobre o seu passado - detalhes que as lendas e baladas nunca tinham abordado.
SEU EU SOBREVIVER A ISTO... O QUE QUER QUE SEJA, pensou ele, VOU JANTAR BEM PELO RESTO DA VIDA CRIANDO NOVAS CANÇÕES PARA A SAGA DE KARYL BOGOMIRSKY.
Então... não se incomoda por eu ter aceitado ouro por tê-lo entregado como uma encomenda?
Como poderia? Aceitei dinheiro para obrigar meu próprio povo a trabalhar à força. Aceitei dinheiro para MATAR. Você não traiu confiança alguma; não me quis mal. E, para dizer a verdade, trouxe-me algo que pensei que jamais voltaria a conhecer.
O que? - Rob.
Uma faísca de alegria na vida. É um desafio, preparar Providence para derrotar cavaleiros de dinossauros. Posso não estar a altura dele. Certamente não conseguirei sozinho. Por isso perguntei se fala sério sobre ficar. 
A respirção de Rob entalou na garganta. O GRANDE CAPITÃO QUER QUE EU O AJUDE?
...
O que quer que eu faça, meu senhor? - Rob.
Ajude-me como fez hoje. e também preciso que seja meu contramestre.
... "

Jaume que e pertence à Ordem dos Companheiros de Nossa Dama do Espelho, é um personagem legal, mas não tanto, não sei ainda se eu gosto ou desgosto dele, ainda to em cima do muro para com ele. Ele é bem famoso também, ele é bonito, adoro arte e todo tipo de beleza, ele vê até a beleza na guerra (?!).
Única fato sobre ele que realmente gostei é a bissexualidade dele. 
Sua montaria é uma hadrossaura Camellia.
Alias, ele e Melodía são um casal, apesar dele ter um namoradinho no começo, mas que não continua com esse namoro, mas para falar a verdade, odiei eles (ele e Melodía), gostei mais dele com um dos seus amigos da ordem Companheiros, Florian.

Melodía, filha do Imperador Felipe é uma personagem chata e até a irmãzinha dela é mais carismática (tenho um fraco por crianças fofas e rebeldes). Eu não  acredito que o autor Victor tentou fazer a opinião sobre ela mudar com uma situação horrorosa que ela passa no final do livro, porém para mim isso não deu certo.
"Rumores persistem, minha criança, de que você fala contra a boa e sábia política de seu pai de levar a guerra às víboras que fizeram seu ninho no seio do Império.
...
Você escutou certo, sua Santidade. - Disse Melodía. - Eu amo meu pai. Mas ele cometeu um erro terrível lançando a guerra contra seu próprio povo. Chegou a hora de curar as feridas do Império e não abrir novas!"

O pai dela é um fantoche, e eu odiei ele, senti até nojo de ter o mesmo nome que ele, mas graças aos deuses ele não tem pov.

O único outro personagem carismático, e Falk – que é de um pais que seria a Alemanha, ele é um dos Príncipes que estavam contra Felipe no começo, ele é meio que um fantoche da mãe dele e tudo que faz é para agradar ela, sua montaria é um lindo T-Rex albino chamado de Floco de Neve -, porém ele faz algo MUITO decepcionante e comecei a ficar com raiva e nojo dele.


O livro é dividido em 4 partes, você lendo percebe que elas são centradas nos núcleos que o livro possui, então nestas partes um dos núcleos é deixado mais de lado e isso prejudica a narrativa, pois um desses núcleos é chatinho, e a segunda parte, O Palácio dos Vagalumes, que é a parte mais centrada nesse núcleo, é a parte mais chata do livro e a com mais páginas.
OBS: Chegou uma hora que eu contei quantas folhas (frente e verso) tinha de diferença entre a corte e os viajantes, a corte ficou com 26, e s viajantes 6, e muita pouca página.
O mundo que Victor Milan criou é bem interessante, ele se parece com a Terra, tem alguns povos como ela, mas mão é a Terra de acordo com ele, neste mundo homens e dinossauros existem em conjunto. Os homens usam os dinossauros em guerras, o que é MUITO triste, fiquei me perguntando se isso fosse real, se seria assim (o que acho que seria).
Nesse mundo que Victor criou, o povo é bastante religioso, o que foi MUITO chato.
Nele também existe magia, como a feiticeira Afrodite comprova, fora que a seres místicos que muitos na história pensam não existir, mas existem sim, e isso foi bem legal.
Bem é isso, os Senhores dos Dinossauros é um livro legal, não ruim e nem bom, poderia ser melhor, tem um começo chato (e uns personagens também), mas da metade para lá fica melhor, o que foi bom, pois me deixou curioso para uma continuação.


Nota: 3/5


QUOTES 

"...Apontando a cabeça para frente, o matador - matadora - urrou um desafio para os cavaleiros dos dinossauros e guerreiros que aguardavam na margem sudeste: 'SHIRAA'!..."


"Nunca duvide que a verdadeira ameaça não é o monstro, mas o homem... Embora Shiraa também não seja pouca coisa."

"Agora, Rob viu-se tendo que encarar o dilema clássico do senhor dos dinossauros: acima de todas as coisas, ele amava dinossauros, o maior e mais místico de todas as obras doos Criadores. Contudo, cabia a ele prepará-los para destruírem uns aos outros. Como sempre quando assistia a uma batalha que ajudara a concretizar, Rob Korrigan se exultava e desesperava ao mesmo tempo."


"Por favor, perdoe meu comportamento. eu precisava da musica. Tentei provê-la da mulher forma que conseguia e aprendê-la no decorrer do processo.
Rob quase caiu. UM LORDE SE DESCULPANDO COM UM PLEBEU? Era quase um escândalo.
O que sempre insisti - prosseguiu Karyl - foi em fazer o meu melhor e continuar fazendo até que seja, ao menos, competente. Há muito tempo aprendi que para conquistarmos qualquer coisa, é preciso começar. Ou passar a eternidade esperando o momento certo. Que nunca chega.
Irmão - Rob falou tocado - Eu escuto isso."

"... Não vejo o apelo das doutrinas da seita Vida por Vir. Nunca neguei o direito que eles têm de acreditar no que quiserem; não há nada mais feio do que tentar punir as pessoas por seus pensamento..."

"Só o que a resistência faz é deixar os intrusos mais furiosos... nenhum bem vem da violência."


"...A Beleza é infinita, assim como a Verdade..."


"... O treinamento marcial oriental não é só sobre luta, mas também sobre o desenvolvimento espiritual. O aluno precisa aprender autocontrole acima de tudo. De outro modo, o manejo de espadas e lanças só o torna perigoso para os outros... e para si próprio."

"...  cavalos da Terra Vermelha relincharam de dor quando setas riscaram o ar rentes à grama, acertando entre seus flancos blindados, derrubando os num tumulto de membros, corpos e sangue.
É o que mais odeio.- Machtingern disse. - Os animais não têm escolha de estarem ali.
Nem os camponeses.- Falou Florian..." 

"Uma chance e mais do que uma chance. Se usarmos a terra e nossa argúcia ao nosso favor e derrubarmos nosso inimigo aos poucos. Eu apostaria minha vida nisso.
Vocês precisam escolher qual é a maior honra: proteger seus lares, entes queridos e a si próprios? Ou lutas com as mãos amarradas por algum código mítico que seus próprios inimigos não aplicam? Parece haver pouco espaço para honra numa filosofia que prega a paz, mas recorre à guerra..."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo