DIY: Caderno de Leituras

Quem aí já não pensou em ter um caderno de leituras, com lugar pra anotar tudo com relação aos seus livros e suas leituras? Pois é, eu também queria ter um, bem legal, com espaço pra registrar todos os livros que eu tenho, os novos que eu comprar, os que eu ler, os desafios que participar, projetos de leitura, quotes e diário de leitura... É muita coisa, né? Talvez por isso eu nunca achei um pronto que tivesse espaço para todas essas informações :( Então, a solução que eu encontrei foi fazer um caderno pra mim, com espaço pra anotar tudo que eu queria e mais um pouco hahaha


Bom, o primeiro passo foi pesquisar na internet por cadernos de leitura à venda prontos, e por cadernos que outros leitores e blogueiros/youtubers fizeram e escolher quais informações eu queria que tivesse no meu. Determinadas as divisões do caderno, fui à procura do melhor modelo e... decepção: ou os cadernos eram legais e extremamente caros (pelo menos pra mim) ou eram muito sem graça. Acabei decidindo customizar um caderno do meu jeito e economizar um pouquinho, pra poder comprar mais livros. Nesse momento minhas opções se resumiram a: caderno brochura ou caderno espiral. Optei pelo brochura capa dura, já imaginando que após a transformação ele ficaria com uma aparência mais próxima a de um livro ou diário, e não tão "caderno escolar". E então, de um caderno brochura universitário, 96 páginas, eis que obtemos isso:


OK, olhando assim parece um quadrado de EVA (emborrachado) azul com uma caneta, mas é que eu ainda não tive tempo de fazer uma estampa ou decoração para a capa... mas por dentro ele é bem mais legal e útil, olha só:



Temos lugar para colocar duas canetas (lápis, lapiseira, marcador de texto ou qualquer coisa nesse formato), e dois lugares para colocar post-its (ou borrachas ou qualquer coisa pequena assim). Folha de guarda (igual nos livros) de papel camurça rosa bebê, e as tão desejadas subdivisões.


Agora a parte importante, caso você esteja pensando em fazer o seu: Eu colei o emborrachado com cola de isopor. Ela demora um pouquinho pra secar e tem um cheiro meio forte enquanto molhada, mas o efeito final é bom, e não fica aquelas partes mais duras como da cola quente. Ter vários pregadores de roupa à mão ajuda bastante na hora de fixar algum pedaço do material com cola enquanto você manuseia o outro lado, por exemplo, já que o emborrachado não fica paradinho onde você dobra ele. Desde as medições e planejamento até o momento de "agora é só deixar secar" vai levar algumas horas do seu dia, então se você não tiver tempo ou não tem paciência pra ficar recortando e colando, é melhor usar o caderno assim como ele vier da loja. Caso você se anime a fazer e tenha alguma dúvida, pode deixar um comentário abaixo que terei o maior prazer em ajudar :)

As divisões eu fiz com post-its coloridos, pois não encontrei aquelas flags ou divisores que você só cola na página (problemas de cidade pequena). Se você também for usar post-its para dividir seu caderno, a dica que eu dou é colar dois, um de cada lado da folha, que aí não terá problema dele grudar nas outras divisões ou sair caso você segure por ele na hora de abrir o caderno.



 As divisões que eu fiz foram:

ACERVO: onde anotarei todos os livros que tenho até o momento (pois é, vou encarar essa missão e preencher folhas e mais folhas para ter tudo listado).
Logo abaixo de Acervo, como se fossem subseções dessa seção, coloquei BOOKHAUL E UNHAUL. Confesso que essa nomenclatura foi livremente copiada do vídeo onde a Tati Feltrin mostra o caderno dela, e a ideia é simples:



BOOKHAUL: anotar todos os livros que eu receber, seja de compras, presentes, sorteios, parceiros, trocas, etc.
UNHAUL: anotar todos os livros que saíram do meu acervo, seja por trocas, vendas, doações, sorteios ou qualquer outro motivo.


Em seguida temos a seção TBR, e suas subdivisões PROJETOS E 3X1. Explicando:
TBR: Registrar, no início do mês, os livros que eu pretendo ler durante as próximas semanas e verificar se cumpri com o planejado.
PROJETOS: destinado a leituras mais extensas, de séries mais longas ou com spin-offs (por exemplo, HP e todos os seus livros derivados) ou para todas as obras de um autor(a) que eu queira ler (por exemplo, Jane Austen ou Tolkien).
3x1: Destino à anotar todas as trilogias que quero ler, porque tem muita coisa nessa lista, e porque eu costumo ler elas em sequencia sempre que possível, então é quase como se fosse um livro só.


Por fim, mas não menos importante, tanto é que deixei mais folhas para essa parte, temos:

DESAFIOS: para registrar os desafios de leitura que eventualmente participarei. Provavelmente só será iniciada no começo de 2017, já que a maioria dos desafios são anuais.
DIÁRIO: Para anotar qual livro eu li cada dia, e quantas páginas dele. E também para ficar com peso na consciência quando não ler nada em algum dia.
QUOTES: Porque todo leitor que se preza precisa anotar suas frases preferidas em algum lugar. Durante a leitura eu até marco no livro com post-it, mas costumo tirar tudo após terminar e registrar as frases em algum lugar com o nome do livro e a página. Morro de medo dos meus livros ficarem manchados por causa do post-it se eu guardar com eles dentro.

Só pra vocês terem ideia das anotações com relação às trilogias que eu pretendo ler, já tenho os livros e ainda nem comecei (e esse é só o começo):


Bom pessoal, é isso. Espero que tenham gostado e que esse post ajude vocês a ter várias ideias para seus cadernos de leitura. Se alguém tiver alguma dúvida ou sugestão é só deixar nos comentários. 


Um comentário

  1. Quanta organização! Isso ficou ótimo, eu adorei! Pretendo fazer algo assim para poder anotar as citações que mais gosto em qualquer lugar que estiver lendo. Mas dai teria que ser um pouco menor para carregar por todos os lados haha. Essa é uma ótima dica!

    Beijos,
    www.estantedajosy.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Topo