De Olho no Livro: As Crônicas de Gelo e Fogo

As Crônicas de Gelo e Fogo
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya


Quantas edições de As Crônicas de Gelo e Fogo você já viu à venda? 3? 5? Muitas? Em minha opinião, esse é um dos livros (coleções) que mais se aproveitaram do sucesso da série para alavancar as vendas de livros nos últimos tempos. Prova disso são as inúmeras edições que a Editora Leya lançou consecutivamente a fim de atingir os fãs mais obcecados pela série. Em uma breve pesquisa no site da Editora (que diga-se de passagem, tem um problema nas pesquisas e exibição de resultados, ocultando muitos livros) verificamos que, até o momento, já foram lançados 5 boxes diferentes e outras 3 edições avulsas dos livros que compões As Crônicas de Gelo e Fogo. São tantas edições dos mesmos livros que fica até complicado de escolher na hora de comprar um, e é por isso que esse post é especial: vamos comparar as 3 edições dos livros que são vendidos avulsos (e não possuem preços absurdos). 

*Esse é o primeiro post de uma série especial, uma espécie de contagem regressiva para o retorno da série da HBO. Fiquem de olho e não percam os próximos posts relacionados à série ;)

A Primeira Edição



ISBN (1º Volume): 978-85-62936-52-4
Formato: 16,8cm x 23,9cm 
Páginas: 592 (3cm); 656 (3,3cm); 884 (4,4cm); 644 (4,4cm); 872 (4,3cm)



Apesar de fazer parte da primeira edição dos livros, o meu exemplar de A Guerra dos Tronos (livro 1) pertence à 20ª reimpressão. Essa talvez seja a edição que menos se preocupou com o tamanho final dos livros. De cara, percebemos que as dimensões dele são um pouco maiores que as dos livros 'normais': Enquanto a maioria dos livros possui dimensões aproximadas de 16cm x 23cm (geralmente variando para menos) nesta edição as medidas são cerca de 1 cm maior, e a capa mede quase 17 cm x 24 cm.

Felizmente a orelha/aba é grande o suficiente para conferir maior firmeza para a capa de um livro tão grande, sendo quase do tamanho da própria capa.
A capa é simples, lisa e fosca, apenas com um leve relevo e brilho no nome do autor e do livro (com exceção do livro 5 que, na minha edição, não possui o relevo).











As folhas são amareladas, e apesar do papel não ser tão fino, é possível ver a sombra das letras impressas do outro lado da folha. O tamanho da fonte é aceitável - não é uma fonte de "edição econômica".



O espaçamento entrelinhas também é aceitável, não é muito empilhado mas acredito que ler no ônibus, por exemplo, seja complicado. As margens laterais tem cerca de 1 cm, incluindo a parte interior, então, se tiver cuidado, é possível ler sem quebrar a lombada do livro.
















No primeiro volume, primeira página apresenta o mapa dO Norte e a última o mapa dO Sul. Nos volumes seguintes mais mapas são apresentados, dos demais locais onde a história se desenvolve, como Para Lá da Muralha, As Terras do Mar do Verão, entre outros.




















Com exceção dos mapas no início e no fim, no interior dos livros não há nenhuma ilustração, nem mesmo nos inícios de capítulos que possuem apenas uma fonte estilizada e trazem sempre o nome do personagem principal daquele capítulo.


Apesar de eu ter comprado os 5 livros juntos em uma das Ofertas 24 horas da Americanas/Submarino, os três primeiros vieram em um box fantástico, sem dúvidas um dos melhores da minha estante até hoje que até o modo como 'guarda' os livros tem tudo a ver com a história. Infelizmente está cada vez mas difícil encontrar e mais caro para comprar esse box:
























===============================================

A Pequena Edição


ISBN (1º Volume): 978-85-441-0425-5
Formato: 13,7cm x 20cm  
Páginas: 592 (2,6cm); 656 (2,7cm); 848 (3,5cm); 608 (2,5cm); 832 (3,4cm)



Essa é uma das edições que nem sequer encontrei no site da Editora Leya.




Em edição econômica, apresenta dimensões bem menores quando comparada com a primeira edição, apenas 13,7cm x 20cm. Além disso, apesar de apresentar o mesmo número de páginas, a espessura do livro é bem menor também, sendo que o livro 1 tem apenas 2,6 cm enquanto na 1ª edição tinha 3 cm.


A capa é de papel supremo 250g/m² (papel da maioria das capas de livros) e o acabamento é liso e fosco, sem qualquer tipo de relevo ou verniz. A orelha/aba também é bem menor, tendo apenas a metade do tamanho da capa.


















O miolo é de papel offset 63 g/m², branco e fino, e é bem visível a impressão do outro lado da folha, mas isso não chega a atrapalhar a leitura. O que provavelmente incomodará um pouco na hora de ler é a fonte pequena, bem estilo Bíblia. O espaçamento entrelinhas e as margens são aceitáveis, seguindo bastante a formatação da primeira edição mas em proporções reduzidas.










Essa edição possui as mesmas ilustrações de mapas e mesma fonte estilizada no nome dos capítulos, apresentando apenas uma pequena diferença na disposição das folhas de informações no início e no final do livro.












===============================================


A Edição Exclusiva/Comemorativa


ISBN (1º Volume): 9788544102923
Formato:  22,6 x 15,4 
Páginas:  592 (3,8cm); 656 (3,6cm); 848 (4,2cm); 608 (3,2cm); 832 (4,4cm) 


Vendida como edição exclusiva, possui capas comemorativas feitas pelo ilustrador francês Marc Simonetti (o mesmo ilustrador das edições anteriores, mas que só agora ganhou destaque).
Bem, o formato desta edição é bem menor que a primeira, ela tem cerca de 16x23cm e a espessura também muda (cerca de 2cm, sendo assim com 4,4 - está edição - e 6,2 - 1ª edição), pois ela possui páginas bem mais finas do que a 1ª edição da obra aqui no Brasil.








As artes de Marc para essa edição são MARAVILHOSAS, mas é claro que algumas capas eu prefiro na 1ª Edição, como a capa de A Dança dos Dragões que nesta edição é bem simples, porém na 1ª é MARAVILHOSA demais.


Além das artes, as capas possuem o nome do Martin (num tamanho enorme é claro), o titulo do livro e subtitulo, ambos em branco e simples, sem nada demais (relevo).



O tamanho da diagramação é bom, em tamanho confortável, nem muito pequeno e nem grande demais. Como podem ver, as folhas também são amareladas, assim como na 1ª edição. 



Como nas outras edições, esta também tem os mapas de Westeros e outras regiões (Norte, Sul, Valíria, Para Lá da Muralha,...) :










Esta edição vem com brindes, esses bonequinhos de papel, que não servem para nada


===============================================

Vale lembrar também, a obra possui outras edições aqui no brasil, geralmente vendidas em boxes. Há boxes em formato pocket com capa preta, marrom e azul, além de outras edições, especiais ou de luxo, com capa dura e até uma caixa individual para cada livro ou uma miniatura do trono de ferro, mas aí os preços tornam-se absurdos (a não ser que você aceite gastar mais de 100 reais por cada livro).




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo