Terminei de Ler: Como Esquecer

Como Esquecer 
Autor: Rose Elizabeth Mello
Editora: Vida e Consciência 
Páginas: 320

Em "Como esquecer", Rose Elizabeth Mello nos apresenta a história de Beatriz, uma mulher que vivia sob os ditames da sociedade conservadora carioca. Ambientada na década de 1950, quando o Rio de Janeiro ainda era a capital federal, a obra é uma reflexão sobre os verdadeiros valores de um relacionamento a dois, revelando que o amor tem forças suficientes para tocar a alma, transformar energias, mudar situações e serenar corações.









O livro conta a vida da socialite carioca, Beatriz, ela tem uma vida MUITO monótona com o marido Antônio, e seus dois filhos que já estão adultos, Ana e Henrique (ela é professora e ele engenheiro).
A vida do casal está tudo bem até que Beatriz descobre que seu amado marido, Antônio, a está traindo. Mas o que será que ela irá fazer? Ela é uma pessoa muito conservadora, será possível continuar com esse relacionamento e perdoar a traição?

Enquanto Beatriz passa por essa situação triste no casamento, coisas estranhas começam a acontecer com ela, o que faz ela entrar num outro mundo e enxergar certas situações com outros olhos.
Essa traição não afeta só Beatriz e seus familiares, mas também Eveline, que é a amante de Antônio,. Ela é transportada para esse mundo por esse ser nojento sem saber da verdade (sim ele mente para ela também) e ela infelizmente se apaixona por ele e não sabe lidar bem quando ele conta toda a verdade para ela e toma uma atitude que pode ser muito drástica.

É claro que a história não se foca só em Beatriz, seus familiares e no dilema da traição, o livro possui outros personagens e também a história deles.


Beatriz é uma personagem difícil de se descrever, passei mais da metade do livro não sabendo se gostava ou não dela, mas cheguei a conclusão no final que sim, AMEI a personagem.
Ela é MUITO forte no que está passando, e mesmo fazendo o que eu não faria, é feliz no final de tudo. Aprende muito e se descobre, e tem um final estupendo.
Antes de casar, ela tinha um sonho de se tornar jornalista, o que era incentivado pelo pai, mas desmotivado pela mãe de mente pequena e fechada, o que faz com que ela desista do sonho e se contente só com a a vida de casada.
Porém, quando os filhos crescem, ela se sente meio vazia, o que faz com que ela se voluntarie em um hospital. Lá ela conhece Leonor (melhor personagem do livro!!!), uma enfermeira.


Leonor, a amiga enfermeira da protagonista, é com toda certeza do mundo a melhor personagem da história, amei de todo o coração e sofri com ela nos momentos difíceis, mas fiquei muito feliz com o final que ela teve.
Leonor é uma mulher a frente de seu tempo, preferiu trabalhar e foi expulsa de casa cedo por causa disso e isso tudo em uma época não muito boa para as mulheres fazerem isso (infelizmente), mas ela não para só sendo a frente nesse quesito, ela também é a frente de seu tempo no pensamento de que as mulheres não tem que aceitar uma traição, e dá muitos conselhos sobre isso a sua amiga Beatriz. 


O marido, Antônio, que ser desprezível, nojento, machista e que se faz de vítima, odiei ele com toda as minhas forças, ao ponto de querer entrar na história e esfregar a cara dele no asfalto!
O pior de tudo nesse personagem, é que todos que o conhecem superficialmente, o acham O melhor exemplo de homem, bom moço, esposo exemplar e isso me fez ter mais raiva ainda desse ser, tava raiva que cheguei a 'conversar' com o livro em um dos momentos vitimistas dele e todo mundo em casa ficou rindo disso.

Bem, eu não vou mentir, comecei a ler o livro com o pensamento que não iria gostar, foi meio difícil começar a gostar de cara da história (por causa do plot da traição), mas acho que Como Esquecer é o tipo de livro que foi feito para gostarmos aos poucos, e foi o que aconteceu, e ao terminar o livro não tem como eu não o colocar como um dos preferidos, pois ele é maravilhoso demais.

Nunca tinha lido nada espirita, mas após ler Como Esquecer, me interessei pelo assunto, e vou ler mais com toda certeza, pois aprendi muito com essa leitura, e quero aprender mais sobre essa religião tão interessante. 
O livro não possui só romance, e espiritismo, mas também nos dá uma bela história sobre os anos 50, época em que não só o Brasil estava em mudança, como também o mundo, com o fim da Segunda Guerra Mundial, os EUA estava se encaminhando para se tornar essa super potencia que conhecemos hoje em dia, e sua cultura estava começando a influenciar outros países, coisa que a autora Rose deixa claro na história com sutis referencias. 
O livro também possui outros fatores históricos, como o começo da presidência de JK e a transferência da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasilia. 

Nota: 4/5 + fav

QUOTES 

"Onde foi que minha vida se perdeu...? Em que momento abandonei a mim mesma...? 
... Me perdi? Será que em algum momento no passado eu me encontrei? Será possível que a gente se encontre na juventude?
..."

"... O homem não pode estar em seu juízo perfeito quando faz uma guerra... Pra quê isso, meu Deus?! Já me assombro com qualquer briguinha que vejo, envolvendo alguém que quer ter mais razão que o outro! Imagine, então, uma guerra! Sou ignorante, mas acho que tenho mais bom senso que muita gente letrada por aí.
...
- É a ganância pelo poder, Neusa, e o fanatismo religioso, ideológico ou de qualquer outro tipo.Tudo isso cega a humanidade..."

"- Tive que enfrentar muito preconceito e falta de apoio quando decidi ser enfermeira e trabalhar, Beatriz. Meus pais me colocaram para fora de casa, porque não aceitavam que eu quisesse minha independência financeira - o olhar de Leonor perdeu-se em um passado que ela raramente buscava se lembrar. - Naquela época, eu não pensava em me casa. Só queria ter uma profissão e meu próprio dinheiro. Morei em uma quarto alugado, tive que suportar olhares atravessados, que denunciavam ideias pouco amistosas sobre mim, e a desconfiança de muitas pessoas em relação aos meus propósitos e objetivos. Nunca era convidada para festas, porque era considerada uma ameaça às moças que zelavam como feras por seus namorados. Se um dia tiver que me tornar uma mulher desquitada, saberei enfrentar a situação com a mesma altivez e obstinação que me levaram às minhas atuais conquistas."

"- É mesmo, eu nem me lembrava da Copa. Não sei para que tanto entusiasmo coletivo por algo tão fútil... Existe tanta coisa mais importante para a sociedade se ocupar em vez de futebol." (MELHOR FRASE EVER)

"- Então, querida, não ocupe sua cabecinha com esse tipo de preocupação. Não baseie sua felicidade na vida alheia. O que é felicidade para uns pode não ser para outros..."

"... O amor sempre vem ao nosso encontro, quando estamos de fato prontas..."

"... Quando sofremos pelo futuro que ainda não se fez presente, estamos fazendo um grande mal ao nosso corpo e à nossa alma. Deixamos nossa energia densa, e isso silenciosamente pode minar nosso caminho pela vida."

"- Escute, Beatriz, nossa vida está traçada. Temos um caminho a percorrer e, durante o trajeto, nos deparamos com diversas situações que demandam que façamos escolhas. Escolhas que, com o tempo e a maturidade, se tornam cada vez mais acertadas. Erramos e acertamos, sofremos e comemoramos, mas tudo isso faz parte de um processo absolutamente natural."

"... O que tiver que ser será. Nada acontece se não tiver que acontecer. A vida é um grande aprendizado que requer confiança e coragem."

"- A paixão é fugaz, moça. Podemos nos apaixonar muitas e muitas vezes na vida, mas quando a paixão se transforma, aí encontramos o amor verdadeiro. E é por ele que lutamos, que desejamos nos tornar pessoas melhores, que sentimos estar no mais seguro e melhor dos mundos. E, então, vamos nos apaixonando em outros momentos por aquele mesmo amor. Afinal, com o tempo e com a maturidade, a felicidade muda de forma, de causas e de contexto e de modo algum se é menos feliz por isso..."

"... Eu amo você, Beatriz, acredite! Não existe entre mim e Eveline nenhuma ligação afetiva...
- Não é o que ela pensa! Eveline me falou que você é uma das coisas mais importantes da vida dela. Tem noção do mau que está fazendo? A mim, a ela, à nossa família. Você se envolveu em emaranhado de mentiras..."

"... Eu acredito em dias melhores para o universo feminino. Mas, por enquanto, tudo ainda é muito complicado. A sociedade não perdoa o que ela considera transgressão à sua ordem natural. Já aos homens parece que tudo é permitido e justificável..."

"Sabe, Neusa, às vezes nós nos surpreendemos com nossos próprios sentimentos e com nossas atitudes. Hoje, começo a perceber que todo o meu trabalho como voluntária teve um grande valor para mim.
A bondade e a compaixão são vias de mão dupla. O bem que eu fiz, pode menor que tenha sido diante de minhas possibilidades, retornou para mim sem que eu percebesse."

"Nosso mundo é muito machista, Antônio. Ao homem tudo é permitido e perdoado. Sempre há uma justificativa para certas atitudes masculinas, mas eu não penso como a maioria. Para falar a verdade, não entendo por que os homens precisam dessas aventuras. O que querem provar, afinal?
- Ora, você é homem também! Vai me dizer que nunca deu uma escapadinha?
Não estou casado há 35 anos e jamais m e envolvi com outra mulher..."

" - Desejo? De verdade? Acho que não. Claro que sei admirar uma mulher bonita. É só andarmos pelas ruas, aqui do centro da cidade mesmo, para vermos mulheres lindas, alinhadas e sedutoras aos montes. Eu não fico indiferente quando elas passam, Antônio. No entanto, em minha opinião, olhas uma mulher bonita não me faz desejá-la. Sabe por quê? Porque o desejo se conecta de alma para alma. Isso acende meu desejo."

"... Não existe no mundo países com leis humanas que sejam idênticas, porém, a união entre duas pessoas deve ser regida apensas pela lei do amor. Essa é a que vale. E onde há amor, há respeito, lealdade."

"- Às vezes, nós nos achamos imunes às crises, pelo menos a algumas delas. Vamos seguindo com nossa vida feliz e tranquila, sempre achando que coisas ruins, que vemos todos os dias, jamais nos irão atingir. Até que o inesperado acontece, e ficamos desorientados, sem saber como resolver o problema."

"A raiva em si não é ruim. Muitas vezes, é um sentimento que motiva o crescimento e tira as pessoas da inércia. A raiva se torna ruim quando é mal compreendida e mal direcionada. Se ela se transforma em violência, aí fica ruim."

"Quando o inesperado acontece, somos levados a enfrentar nossos medos em relação ao desconhecido e acabamos descobrimos facetas ocultas de nossa personalidade, que enriquecem nosso aprendizado levando ao aprimoramento de nosso espírito."

"- Seria tão melhor se vocês, anjos, pudessem nos ajudar mais. Fazemos tantas escolhas erradas na vida.
- É assim mesmo, Beatriz, Isso é aprendizado...
Use seus erros para reavaliar seus passos, suas crenças e posturas diante da vida. E siga em frente."

"- A ignorância é uma armadura capaz apenas de simular uma falsa proteção. Muitas vezes, achamos que, ao fecharmos nossos olhos para aquilo que não queremos ver, isso irá nos proteger de algum sofrimento e de termos de assumir um comprometimento. Mas a verdade sempre estará lá!"

"O medo, em algumas situações, é um sentimento com uma potência capaz de paralisar a ação e neutralizar a razão."

"A vida nos apresenta oportunidades de buscarmos a felicidade, e o medo nos faz perder muitas delas."

"- Não posso simplesmente deixar que ele se vá, que aproveite a vida ao lado dessa mulher e que sejam felizes para sempre. Não é justo!
- A justiça não está em suas mãos, Leonor, e pouco sabemos sobre ela também. Você pode acabar afundando ainda mais sua vida e criando mais problemas, que ainda não existem. Ou você pode optar por recomeçar a ser feliz. Agindo com serenidade, sem alimentar ódios e vinganças, você estará um passo à frente para alcançar sua felicidade.
Você pode estar certa. O ódio é tão desgastante...
-Claro que é! Se você sente raiva agora, use-a como combustível para melhorar sua vida e não para destruir a deles. Faça dessa raiva a mola propulsora de ações que levem a conquistas pessoais e, depois, esqueça-se dela e vá ser feliz."

"Só na liberdade de escolha se consolida o amor e é dessa liberdade que brota o mais puro sentimento. Porque amor não se cobra, não se implora nem se negocia. Quando a dignidade é perdida, o amor jamais será verdadeiro."

"O sentimento de culpa é aniquilador e impede o processo pessoal, tornando-se um fardo improdutivo, um inútil excesso de bagagem. Quando a consciência nos alerta sobre nossas imperfeições, é por meio da reforma íntima que podemos seguir adiante. O ato de se perdoar muitas vezes pode ser extremamente difícil, mas é necessário e fundamental."




Esta resenha foi realizada através da parceria entre o blog e a Editora Vida & Consciência, porém isso em nada interferiu na opinião exposta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Topo